Série AMBIENTE-SE começa hoje

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado na próxima segunda-feira, dia 5 de junho, e para celebrar a data a Secretaria de Municipal Meio Ambiente (SMMA) preparou para o mês de junho a série Ambiente-se, uma sequência que, além de matérias, apresentará aqueles que atuam diariamente no Parque da Cidade, no Bosque, no Trabiju, no Viveiro Municipal, seja na linha de frente ou nos bastidores, mas sempre contribuindo para deixar a cidade e seus espaços ambientalmente adequados e cada dia mais bonitos.

Nesta primeira matéria, vamos apresentar o mascote da SMMA e a programação da Semana do Meio Ambiente.

O LOBECO!

Hoje vamos apresentar o mascote da Secretaria de Meio Ambiente:

Ele estará presente em algumas publicações da secretaria, principalmente naquelas que apresentarem temas relacionados a questões ambientais e sustentáveis, promovendo a educação ambiental.
Mas por que “LOBECO?”

O mascote foi inspirado no Lobo-Guará, uma espécie de canídeo encontrado em diversas áreas da América do Sul, como no cerrado brasileiro e também na cidade de Pindamonhangaba.

Além disso, o Lobo-Guará tem um importante papel ecológico, como dispersor de sementes. No caso da planta lobeira (Solanum lycocarpum), ao passar pelo trato digestório do animal, suas sementes aumentam sua capacidade germinação.
Infelizmente a espécie se encontra ameaçada de extinção.

A escolha do nome levou em conta encontrarmos esse animal de pelugem vermelha e pernas longas em nossa cidade e em razão da palavra ECOLOGIA estar ligada ao estudo do meio ambiente.

E assim, nasceu o LOBECO! Nosso mascote consciente e envolvido com a Natureza.
Fique de olho! Em breve ele estará de volta com diversas dicas e informações!