Editorial : ‘Setembro Amarelo’: é preciso mobilizar

E mais uma vez vamos abordar o tema “Setembro Amarelo” – campanha que visa a falar a respeito do suicídio.
O ‘Dia Mundial da Prevenção do Suicídio’ é celebrado anualmente em 10 de setembro; organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, e endossado pela OMS (Organização Mundial da Saúde.

O evento representa um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio – tema que ainda é tabu para a sociedade.

Em Pindamonhangaba, o setor de Saúde Mental trabalha o ano inteiro para a prevenção do suicídio e também para melhorar e agilizar o acesso das pessoas aos recursos disponíveis para essa finalidade.

Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde conta com o apoio das demais secretarias da gestão municipal.

Este ano o tema da campanha é: “Abrace suas transformações” e busca, sobretudo, mostrar para as pessoas que elas não estão sozinhas; que elas são compreendidas e podem procurar ajuda.

A campanha também busca apresentar para as pessoas “que todos esses problemas têm solução quando recebem o apoio necessário”.

O trabalho na cidade leva conscientização e informação às pessoas que não estão passando por essa situação, mas que podem auxiliar no reconhecimento de possíveis vítimas.
Empatia pode salvar vidas!