Sobre autoestima e o que ela pode fazer por nós
A autoestima é a opinião que você tem de você mesmo. É a avaliação que fazemos de nós mesmos, o que se pensa e sente sobre quem se é.
De todos os julgamentos que recebemos ao longo da vida, nenhum é tão importante quanto o que fazemos sobre nós mesmos. E essa valorização afeta todas as nossas ações e decisões. Autoestima é a soma da autoconfiança e do autorrespeito .
Essas duas sensações podem ser encontradas dentro de nós, porém podem sofrer influência do ambiente em que vivemos. Vale lembrar sempre que o poder está em nossas mãos!
Tudo que acontece com a gente é de nossa responsabilidade e com a maneira como vamos lidar com isso!
A autoestima não é estática e pode ser desenvolvida. Quanto mais atento estamos, mais conseguimos enxergar e reconhecer o que é e o que não é.
Desejos, medos e negação não alteram a realidade e assim podemos fazer o que pode, com os recursos que se tem.
Autoestima não tem nada a ver com fazer os outros gostarem de você. Tem a ver com ficar em paz, ainda que eles não gostem, é quando a gente toma para si a responsabilidade de saber até que ponto aquele julgamento vai te afetar ou não. Autoestima é o sistema imunológico do cérebro.
É ela a responsável por nos fazer sentir capazes e confiantes. É prática e desenvolvimento, cresce quando você gosta do que faz, do que cria e do que emana de bom.
Passei um tempo medindo meu valor de fora para dentro. Tinha receio dos julgamentos, porque é como se eles me condenassem.
Mas sabe o que eu descobri? Elogio e crítica, ambos estão ligados à opinião que outras pessoas têm sobre nós.
Quem olha par-a dentro desperta e transborda.
Kássia Garcia é arquiteta e atua no universo da moda há 6 anos, se especializando em consultoria de estilo, imagem e coloração pessoal.