Startup Atmosfera Media desenvolve soluções tecnológicas empresariais

Na coluna `Inovação` de hoje, vamos falar da empresa Atmosfera Media, uma startup de audiovisual, tecnologia e educação sediada em Pindamonhangaba, que tem como objetivo desenvolver soluções em diversas áreas (indústria, empresas privadas, comercio em geral), seja com a produção de vídeos institucionais, criação de aplicativos e sites, capacitação de funcionários utilizando de novas tecnologias ou metaverso para empresas.

Criada por Guilherme Silva (CEO da empresa), a Atmosfera Media teve seu início focada em imagens aéreas com Drone. Após algum tempo, seu irmão Gustavo Silva (Head de Tecnologia) se juntou à empresa, introduzindo as tecnologias de Realidade Virtual (R.V) e Realidade Aumentada (R.A). Nesse mesmo tempo, Lucio Salgado (Head de Inovação) se uniu aos irmãos para desenvolver projetos de Design Thinking, e somar para capacitações das empresas nessas novas tecnologias.

No contexto de SmartCities a Atmosfera Media desenvolveu uma solução para a área de cultura e turismo, onde passou a fazer parte da Câmara do Turismo 4.0, que tem como foco a inovação para o turismo na implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de ações transformando destinos turísticos em destinos turísticos inteligentes (DTI).

Além de fortalecer o turismo 4.0, buscamos ações para que a cidade tenha requisitos de adquirir o selo de DTI, o que também colabora com o contexto de uma cidade inteligente”, explicou Guilherme.
Ele ainda salientou que como solução na área de cultura e turismo, “já fomos selecionados entre diversas startups do Brasil, e apresentamos nossa solução no Festival das Cataratas em Foz do Iguaçu (o maior evento de Turismo da América Latina)’’ afirmou Guilherme.

O aplicativo para o turismo nasceu da necessidade de auxiliar os turistas ao chegarem em uma cidade. Guilherme ainda esclareceu que para realizar esse projeto, muitas etapas são realizadas até chegar à fase dos atrativos turísticos e de visitação. “A partir desse momento, após o mapeamento de toda a cidade, criamos um mapa virtual para cada ponto que selecionamos, e esse local fica registrado em uma foto 360 graus. Dessa forma, o turista já consegue, ao menos, ter uma visualização inicial de alguma experiência imersiva no local. Esse é o nosso primeiro ponto”, explicou Guilherme.

Em seguida é realizada a etapa da R.A, considerada pela empresa uma estratégia bem interessante. “A partir desses pontos selecionados, onde mapeamos a parte histórica, criamos a experiência em R.A, apresentadas por uma “pessoa virtual”, contando um breve relato sobre aquele local ou contando sobre uma experiência. É bem interessante”, salientou.

Além de ser uma inovação tecnológica, a R.A oferece uma imersão cultural e histórica, através de uma interação curta, fazendo com que o turista e/ou munícipe tenha maior interesse em conhecer mais informações da cidade. Assim, no aplicativo temos um direcionamento para os guias de turismo credenciados.

Aplicativo Pinda
Novo Turismo

Na cidade de Pindamonhangaba, os turistas podem utilizar o aplicativo,que funciona por meio de totens em frente a atrativos da cidade.

No Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina está localizado um desses totens, onde os visitantes conseguem ter uma experiência mais completa. Para isso, você precisa seguir alguns passos:

1- Baixe o aplicativo apontando para o QR Code
2-Clique para ativar
3 – Direcione o celular para o
Totem

Pindamonhangaba foi a primeira cidade que recebeu esse projeto pioneiro no Brasil, mas a Atmosfera já está ampliando seu trabalho para outras localidades.

  • Divulgação