Editorial : Sustentabilidade: a gente vê por aqui

Quando empresas privadas, poder público e o terceiro setor se unem pelo bem comum quem ganha é a população!

E o “Box da Reciclagem” – que será lançado, oficialmente, nesta terça-feira, dia 9 de agosto, em Pindamonhangaba – é um exemplo dessa parceria público-privada, que visa a um objetivo bem maior: incentivar a reciclagem e contribuir para o fomento da economia circular.

A estação de reciclagem une as empresas de bens de consumo e o poder público nos esforços com a recuperação dos resíduos, contribuindo para resolver o problema do lixo doméstico. Além de trazer oportunidade de crescimento de renda para os profissionais que trabalham com reciclagem e serve de incentivo para os consumidores se engajarem com a causa.

Especialistas afirmam que a economia circular e a busca de produtividade aplicadas na lógica do negócio trazem benefícios a todas as partes integrantes do projeto: desde consumidores, que são atraídos pelo ‘Programa de Reciclagem’, e recebem prêmios que são trocados em um aplicativo a partir do acúmulo de créditos, passando pelo estímulo ao micro empreendedorismo para pessoas de baixa renda, que são apoiadas pela própria empresa na busca de financiamento e crédito para abertura de suas estações de reciclagem, chegando até o meio-ambiente, que se beneficia diretamente pela recuperação dos resíduos.

A parte mais bacana (e interativa) é que para participar, o interessado deve localizar o box de reciclagem mais próximo, levando seus resíduos sólidos recicláveis – que devem estar limpos e separados. Depois de pesados, eles são convertidos em créditos que podem ser trocados por recompensas (dinheiro em conta ou bônus), disponibilizados em aplicativo ou parcerias estabelecidas com o varejo e serviços.

O lançamento contará com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino – excelente parceria, tendo em vista que a “educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo”!