Teatro Galpão recebe espetáculo “A Ponte” na sexta-feira (9)
Nesta sexta-feira, dia 9 de junho, o Teatro Galpão recebe o espetáculo “A Ponte – Memórias de um Grito Suspenso”, da Cia do Trailler – Teatro em Movimento, às 20 horas, com entrada gratuita. A apresentação é realizada por meio do Proac, Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.
No espetáculo “A PONTE – Memórias de Um Grito Suspenso”, um casal está perdido entre memórias pessoais, sonhos e acontecimentos que permeiam as narrativas da Amazônia. Tempestades, tiros, vozes, motosserra: Como fazer da ousadia uma experiência entre a vida e a morte? Como contar uma história feita de tantas outras histórias? Todas as perguntas e respostas se amalgamam em um território onde presente, passado e futuro formam um mesmo emaranhado.
O espetáculo é resultado do projeto AMANAJÉ CAÁ- A Trajetória de um Grito Suspenso, contemplado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo através do Edital PROAC que possibilitou a pesquisa e montagem do espetáculo em processo colaborativo, tendo como tema disparador o homem, sua relação com a terra/natureza em contraponto ao modelo de desenvolvimento econômico em que vivemos. Como mote disparador o grupo se apoiou na história de José Claudio e Maria do Espirito Santo, casal de extrativistas, assassinados em 2011 em decorrência de sua militância em defesa da Floresta, na cidade Nova Ipixuna, estado do Pará, região amazônica. O grupo esteve na cidade onde os fatos ocorreram, colheram depoimentos, fotos e diversos materiais que contribuíram na criação do espetáculo
A Cia do Trailler – Teatro em Movimento foi criada em 2002 em São José dos Campos com objetivo de pesquisar o teatro e seu cruzamento com a performance, pesquisa que deu origem a espetáculos e performances como: Yulunga – Poema para um deus morto (2006-2007) e Santos da terra / O visível e invisível (2008). Em 2014 foi contemplado no EDITAL PROAC ARTES INTEGRADAS realizando o Projeto DELIRIUM ÁUDIOTOUR- Um Rito Poético Efêmero Para Transcendências Urgentes em parceria com Marcelo Denny integrante do grupo Desvio Coletivo. Em 2016 a Cia foi novamente contemplada no PROAC EDITAIS MONTAGENS INÉDITAS e criou o espetáculo “A Ponte – Memórias de um grito suspenso” com direção de Edgar Castro.