Temperaturas mais quentes exigem cuidados para evitar o desperdício de energia

A previsão do clima mostra que os próximos dias continuarão com altas temperaturas, o que aliado às férias escolares e a maior permanência das pessoas em casa pode refletir no aumento do consumo da energia elétrica sem que o consumidor perceba. Com isso a EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, reforça orientações para evitar o desperdício de energia.

Confira algumas dicas:
Manter janelas e portas fechadas quando o ar-condicionado estiver em funcionamento.

Se o ambiente ficar vazio por um longo espaço de tempo, o recomendado é desligar o aparelho.

Manter o filtro sempre do ar-condicionado sempre limpo para não obstruir a passagem do ar.

Mais duráveis e econômicas, a lâmpada de LED é uma excelente opção para a iluminação. Além disso, lembre-se de apagar as lâmpadas quando sair do local e, se possível, ilumine o ambiente utilizando a luz do sol, abrindo bem janelas, cortinas e persianas.

A geladeira deve ser protegida dos raios solares e mantida o mais afastado possível do calor do fogão.

Os alimentos, quando quentes, não devem ser guardados no refrigerador ou no freezer. Isso faz com que o motor do equipamento tenha de trabalhar por mais horas

A borracha de vedação da porta deve estar sempre em bom estado, evitando a fuga de ar frio.

Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas. Mantenha-o distante da parede, conforme instruções do manual (em média, 20 centímetros).

O tempo ideal de banho deve ser entre 5 a 8 minutos, e com a chave do chuveiro na posição “verão”, que economiza 30% de energia do equipamento.

Use a máquina de lavar em sua capacidade máxima, não há necessidade de ligá-la apenas para trabalhar pela metade da carga.

Com o ferro de passar roupas também não é diferente. Evite usá-lo diversas vezes ao dia para desamassar apenas uma peça do vestuário. Acumule grande quantia de roupas e passe todas de uma única vez.

Sempre que der uma pausa no seu trabalho, desligue o monitor do computador. Ele é responsável por 70% do consumo de energia do equipamento. Se puder, configure-o para desligar automaticamente após alguns minutos sem utilização.

Vale lembrar que é essencial manter a rede elétrica interna da residência em bom estado e distribuir as cargas instaladas de forma equilibrada, evitando sobreaquecimento da fiação e possíveis fugas de corrente. Outra dica importante é, na hora da compra de um novo equipamento, verificar a existência do selo Procel, que garante economia e eficiência energética.