Editorial : Todos os rítimos
Utilizar canções das décadas de 1950, 1960 e 1970 buscando reativar a memória e despertar bons sentimentos através de músicas que os idosos ouviram durante suas infâncias. Esta é uma das principais propostas do “Projeto de Coral” – que acontece no Lar São Vicente de Paulo, em Pindamonhangaba.
Em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19), as aulas tinham sido suspensas; contudo, com a rotina voltando ao normal e com as restrições sanitárias mais flexíveis, a iniciativa foi retomada.
O projeto é uma idealização da Fundação José Carlos da Rocha e atende 25 residentes – com aulas de canto e ritmo, uma vez por semana.
De acordo com a coordenadora do coral, os idosos ficaram muito felizes ao saber do retorno do projeto. “Eles adoram cantar e manifestar seus sentimentos. Quando informamos que o coral seria reativado, todos os ex-participantes se mostraram dispostos e animados para a atividade; inclusive, com ideias de músicas e de ritmos para incluirmos nas aulas”.
Embora a maioria das músicas seja de décadas passadas, há diversos materiais com melodias mais recentes e contemporâneas.
Essa é uma das ações que o Lar recebe – e que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos idosos – e, segundo a administração da instituição, o conjunto de realizações permite uma evolução contínua na rotina dos idosos em todos os aspectos.