Trabalhar de graça vale a pena?

Quando você trabalha de graça, não está necessariamente desvalorizando seu trabalho.
Pior que isso é cobrar menos do que você vale.
Para passar o valor de seu serviço ao cliente, uma relação de custos dever ser feita,aí sim acrescentado o valor do lucro. Dependendo do valor de desconto que você concede ao seu cliente, estará pagando somente seus custos. Não é bom para você que vai trabalhar sem nenhuma motivação, não é bom para seu cliente que ira receber um produto inferior pela sua falta de motivação, e também não é bom para sua imagem, pois o cliente vai achar que você estava passando a perna nele, achando que mesmo no valor menor que você cobrou ainda esta tendo muito lucro.
Dessa forma, não interessa o motivo, se está pretendendo dar um grande desconto, faça de graça de uma vez por todas!
Trabalhar de graça é sim um favor, a empresa ou a pessoa para quem você está dando esse favor deve ficar ciente e vai saber que terá que ceder em algum ponto.
Seja qual for o motivo em estar trabalhando de graça o valor de seu custo será o seu investimento. O cliente vai receber um produto de qualidade e ambos terão suas vantagens.
Quando se está começando é muito natural alguns espertinhos tentarem se aproveitar.
É importante deixar claro que você está iniciando na carreira, e necessita de experiência para seu portfólio ou currículo e por isso não vai cobrar pelo trabalho.

Talvez o mais complicado seja trabalhar de graça quando não se está começando.
Vem o orgulho e a preguiça, se não estou precisando para que trabalhar de graça?
Nesse caso haverá sempre uma certa pressão por parte do cliente, pela expectativa do seu trabalho e pelo próprio profissional, em entregar o melhor para o cliente.
Ainda existem os clientes “permuteiros”. Quem na nossa vida profissional nunca recebeu uma proposta de trabalho em troca de divulgação e exposição? Na grande maioria das vezes uma furada.
Apesar disso tudo, trabalhar “de graça” nem sempre é uma má ideia. Sendo que um pagamento justo não é, necessariamente, financeiro.
Quando você trabalha de graça normalmente o seu retorno é a longo prazo.
E quando se trabalha de graça para uma entidade sem fins lucrativos?
Bem, nesse caso nem você nem seu cliente trabalham pelo dinheiro.
Então todo mundo sai ganhando, inclusive a causa, e você colabora com a sociedade com o melhor que sabe fazer: seu trabalho.

Adelson Cavalcante
JornalistaMtb 56011
Presidente da AJOP