Transporte Público lança nova bilhetagem eletrônica e se prepara para integração

As ações de melhorias, com o novo contrato de prestação dos serviços de transporte público em Pindamonhangaba, que teve início dia 1º de janeiro deste ano, prosseguem. Desde o dia 1º de junho, a empresa concessionária Viva Pinda deu início a nova bilhetagem eletrônica.

Os usuários do transporte coletivo terão 45 dias para realizarem a troca do antigo cartão pelo novo cartão eletrônico de forma gratuita. O munícipe deve comparecer no guichê da Viva Pinda no terminal da Praça Barão Homem de Melo, no horário das 9h às 18h, realizar a atualização dos dados e garantir a transferência dos créditos. É necessária a apresentação de RG e CPF e informar endereço e telefone de contato.

O procedimento deve ser realizado exclusivamente pelo titular do cartão, uma vez que o mesmo é pessoal e intransferível. Para menores de idades, o pai ou responsável pode realizar a troca. Após esse prazo, a empresa não realizará mais a troca de cartão e o usuário deve adquirir o novo cartão.

Segundo a empresa, o Cartão Benefício utilizado pelos idosos, professores e alunos da rede escolar também deve ser substituído. Nesse caso, os usuários devem comparecer na loja da Galeria Barão, onde todo o procedimento será realizado e também será colhida a imagem para reconhecimento facial.

Para quem ainda não tem o cartão e deseja adquirir, o interessado deve dirigir-se diretamente ao guichê e fazer a aquisição com a compra de crédito. Durante a vigência do período de troca, a empresa Viva Pinda informa que o validador antigo continuará funcionando simultaneamente com novo cartão, sem prejuízos ao usuário. Os estudantes devem levar também o comprovante de matrícula.

O pagamento da passagem em dinheiro para visitantes ou usuários que não utilizam com frequência o transporte público permanecerá sendo realizado pela empresa.

“Ressaltamos que esse prazo de 45 dias deve ser respeitado pelos nossos clientes e que esse processo é o primeiro passo que a empresa está dando para implantação do transporte integrado, definido no novo contrato que assinamos com a Prefeitura. Nosso objetivo é fornecer um transporte de qualidade e estamos trabalhando forte nesse sentido”, afirmou o diretor Hélio Camilo Marra Junior.

Para empresas que realizam a compra de passagens para seus funcionários, os responsáveis devem acessar o portal Bem Pinda para obter o manual contendo o passo a passo e acessar o link de acesso ao novo portal de compras.

Para o secretário de Segurança Fabrício Pereira, gestor do contrato de transporte, os novos benefícios estão sendo possíveis graças ao novo contrato. “Desde 2017 a atual gestão vem trabalhando por essas melhorias, mas isso não era possível pois não estavam previstas no contrato antigo. Dessa forma, agora estamos exigindo mais qualidade que está sendo contemplada, como por exemplo o monitoramento interno dentro do ônibus, reconhecimento facial, GPS para evitar atrasos nas linhas, renovação da frota novo e modernos ônibus que serão lançados em breve, dentre outras melhorias”, ressaltou Fabrício.
Segurança e comodidade

A bilhetagem eletrônica é o conceito mais moderno utilizado no sistema de transportes públicos em cidades do mundo todo e consiste no pagamento do valor da passagem de forma eletrônica, através de dispositivos especiais, como os cartões inteligentes e seus validadores.

Com essa ação não se utiliza dinheiro nas passagens e evita a comercialização dos passes, gerando maior segurança aos passageiros. O novo sistema permite a empresa Viva Pinda gerenciar o transporte de modo dinâmico, possuindo todas as ferramentas necessárias para a realização de um controle mais eficiente. Para mais esclarecimentos os usuários podem acessar www.bempinda.com.br ou pelo telefone 3604-6110.

  • Divulgação. O prazo para troca do cartão pelo novo é de 45 dias a partir do dia 1º de junho