Treinadores de judô passam por capacitação em Pindamonhangaba
CBJ trouxe para o Brasil curso prático de treinadores da Federação Internacional de Judô
Os treinadores brasileiros de Judô estão tendo uma oportunidade única de capacitação pela IJF Academy, no Brasil. Começou, na segunda-feira (17), em Pindamonhangaba, o curso prático para treinadores Licença 1 de Instrutor pela Federação Internacional de Judô. O curso acontece no Brasil pela segunda vez graças à parceria firmada entre a Confederação Brasileira de Judô e a IJF Academy com apoio do programa Solidariedade Olímpica do Comitê Olímpico do Brasil.
Os alunos e instrutores receberam as boas-vindas do presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, que participou da abertura do curso ao lado do gerente de alto rendimento da CBJ, Marcelo Theotonio, da coordenadora de Educação da Confederação, Clarice Pires, do gerente de esportes do CBC, Matheus Theotonio, e do membro do Conselho de Graus da CBJ, sensei Michiharu Sogabe.
As aulas práticas acontecerão no dojo até o próximo sábado, quando os alunos passarão por testes para serem aprovados no programa. A Licença de treinador é uma exigência da FIJ para os técnicos que queiram atuar nos eventos do Circuito Mundial IJF.
Dessa forma, a CBJ inscreveu no programa os treinadores da seleção brasileira Alexandre Katsuragi, Douglas Potrich e José Olívio Júnior. Treinadores dos principais clubes brasileiros, como Leandro Guilheiro (Pinheiros) e Alexandre Lee (SESI-SP), além de árbitros brasileiros também estão entre os inscritos.
O curso é conduzido por um time de especialistas liderado pelo diretor de arbitragem da FIJ, Daniel Lascau. Sanshiro Yamamoto, gerente do departamento de Graduação do Instituto Kodokan também integra o time de palestrantes, que ainda conta com ex-atletas de renome mundial, como a campeã olímpica e mundial, Tina Trstenjak, da Eslovênia, a campeã mundial Daniela Krukower, da Argentina, e o vice-campeão olímpico Travis Stevens, dos Estados Unidos.