Três cuidados bucais que geram benefícios à saúde dental e autoestima

COLABOROU COM O TEXTO:
Jaqueline Barreto

O sorriso é considerado o cartão de visita do ser humano. Por isso, um sorriso desalinhado ou a falta de dentes estão diretamente ligados ao afastamento social, já que as pessoas podem se sentir inseguras.
Em busca de uma maior qualidade de vida e autoestima, milhões de brasileiros frequentam a cadeira do dentista anualmente.
Diante disso, algumas ações podem ajudar a melhorar a aparência e a saúde dos dentes, impactando diretamente na saúde bucal e, também, na autoconfiança. Confira.

1. Higiene bucal diária

Na maioria dos casos, em que não há um desalinhamento ou problemas mais sérios, como as cáries, a higiene básica realizada em casa é o suficiente para manter os dentes seguros, limpos e saudáveis.
A escovação após cada refeição e o uso diário do fio dental são passos obrigatórios para manter a saúde bucal em dia. Além disso, o uso de enxaguantes pode ser um cuidado extra para uma boa manutenção.

2. Acompanhamento profissional a cada 6 meses

Mesmo que os dentes estejam saudáveis e o paciente não apresente nenhuma predisposição a doenças, é muito importante fazer um acompanhamento com um dentista de confiança a cada seis meses.

Com isso, o profissional será capaz de avaliar se os cuidados em casa estão sendo bem feitos, se há pontos de melhora e também fazer uma limpeza mais aprofundada em locais que podem passar despercebidos pela escova de dentes e fio dental.

3. Clareamento dental

Há casos em que os dentes são saudáveis, porém, com o tempo, ocorre um ‘amarelamento’ natural e perda do esmalte, algo que incomoda os pacientes e gera insegurança e baixa autoestima.
Esse tipo de problema não impacta na saúde dos dentes, mas, para aqueles que desejam mudar a situação, o clareamento, uma micro limpeza da estrutura do dente, é uma alternativa.
Com esses cuidados e o comprometimento do paciente com os tratamentos sugeridos por um profissional capacitado, a saúde bucal e a autoestima estarão seguras. Além disso, a principal ação é estar sempre bem amparado por um dentista.