Editorial : Tribuna do Norte: 139 anos de história

E lá se vão 139 anos de existência!

Cento e trinta e nove anos separam o primeiro editorial – iniciado com o trecho: “O aparecimento de mais um lutador na vasta arena do jornalismo, onde agigantam-se debatem-se e decidem-se todas as questões que interessam à sociedade não constituirá por si só um acontecimento que mereça os aplausos do público; mas seguramente significa que há quem esteja disposto a servir o seu país, e servir com sacrifício” – do editorial de hoje. E seguimos acreditando que somos, sim, “um lutador na vasta arena do jornalismo”.

Hoje, mais do que nunca, é fundamental saber diferenciar jornalismo de falácias. Fatos de fakes (notícias falsas). Ler. Escolher suas fontes de leitura. Pesquisar em locais seguros e oficiais nunca foi tão necessário.

Em uma pandemia – crise sanitária e também econômica – o ideal seria termos fontes de informação seguras e responsáveis em tempo integral. Mas, infelizmente, não é o que vemos. A disputa por likes – curtidas que podem alavancar um perfil virtual – acaba sendo a prioridade e nem sempre o conteúdo em si. Questões políticas e até culturais, enraizadas, tomam conta do campo da informação chegando a confundir o leitor final.

Contudo, seguimos levando informações oficiais, sobretudo, relacionadas à vacinação da Covid-19; divulgando os boletins da Vigilância Epidemiológica onde os novos casos (recuperação e óbitos) são atualizados; além de trazer notícias sobre cursos e eventos culturais online – excelente alternativa, que vem amenizando dores e angústias nesse período pandêmico.

Fácil não está! Nem teria como estar. Desde a redução de recursos humanos, passando pela apreensão quando um funcionário é positivado, até a sua recuperação; a perda de um parente ou amigo; além dos espaços fechados, como as bancas de jornal… Tudo isso impacta no número de leitores. É natural. Mesmo assim, seguimos firmes no ofício de noticiar. Entregar nosso jornal nas residências; e de sempre reverenciar àqueles que primeiro lutaram nessa vasta arena.

O segundo jornal mais antigo do Estado de São Paulo – e o quinto do Brasil – celebra 139 anos de atividade ininterrupta!

Agradecemos aos nossos leitores, fundamentais em nossa trajetória! A todos os funcionários e colaboradores, imprescindíveis na construção desta história secular!