Editorial : Tribuna do Norte: rumo aos 140 anos de história

Fortalecer a prática da leitura e da escrita; aprimorar técnicas de coesão, objetividade e criatividade em sala de aula, além de celebrar os 140 anos do Jornal Tribuna do Norte. Baseada nessas propostas, a Fundação Dr. João Romeiro – mantenedora do jornal lançou, oficialmente, um “Concurso Cultural de Redação e Desenho”.

O concurso, que está em sua segunda edição, envolve educadores e alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental; do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e também estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de Pindamonhangaba.

A ideia central da iniciativa é que os estudantes conversem com seus familiares sobre suas relações com este centenário jornal Tribuna do Norte – fundado pelo jornalista, jurista, político e poeta Dr. João Marcondes de Moura Romeiro, em 11 de junho de 1882 –, e, em sua unidade escolar, elabore textos com ligação à temática: “Tribuna nossa de cada dia” e “Pindamonhangaba – um novo olhar sobre o passado”.

O “Concurso Cultural de Redação e Desenho” faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela Fundação Dr. João Romeiro em celebração aos 140 anos de existência desse veículo de informação, que contribui significativamente para o registro histórico do município e região, por meio de um rico acervo e instrumento de pesquisa.

Que comecem as celebrações! Sempre valorizando a todos os envolvidos nessa secular trajetória: fundador; mantenedor; funcionários e leitores – sem eles não chegaríamos até aqui.