Tudo é questão de hábito
Eu sempre gostei de ler mas confesso que ter o hábito da leitura foi sempre difícil para mim. E esse ano me comprometi comigo mesma a desenvolver esse hábito, afinal os livros que lemos ditam muito nosso desenvolvimento pessoal.
A real é que é trabalhoso requer muita disciplina e foco para desenvolver um hábito novo, mas não impossível e é importante reconhecer nossos erros, entender que é normal não ser perfeita em tudo, e descobrir que é possível melhorar.
Vale se questionar sobre esse hábito novo, se ele vai melhorar a sua qualidade de vida e recorrer a anotações para se lembrar dos pontos importantes do hábito que você está criando. Essa anotação serve também como um lembrete de horários e compromissos que essa novidade pode gerar.
Existe um estudo e é comprovado que a mente precisa de 21 dias para criar um hábito novo, esse é o tempo que seu corpo e seu cérebro precisam para se acostumar com uma novidade e, inclusive, para abandonar um hábito antigo. Existe até um livro sobre isso, “O Poder do Hábito”.
Mas acredito que o mais importante deles é ter inteligência emocional para saber os momentos em que nossa mente vai nos sabotar e tentar postergar essa atividade durante o dia, tipo aquela desculpinha para não ir a academia sabe? Surgem milhões de imprevistos e contratempos.
Assim, cada vez mais o hábito vai se implementando e fazendo parte da sua rotina. Buscando estímulos para inovar e melhorar cada vez mais.
Kássia Garcia é arquiteta e consultora de estilo.