“Turisnight” marca sua última edição do ano no alto da Serra da Mantiqueira
Colaborou com o texto: Victor Gobbo
Para comemorar a chegada do Natal, o Departamento de Turismo, da Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba, levou o “Turisnight”a 1.800 metros de altitude, no Parque Pico do Itapeva, na última quinta-feira (12).
Na viagem, que teve início às 17 horas, havia pessoas ansiosas para um passeio que até então nunca tinha acontecido. Aliás, estavam indo para um local distante onde muitos não sabiam que o parque está situado no próprio município de Pindamonhangaba, pois o seu acesso só é possível através de Campos do Jordão.
Durante o percurso, o Guia de Turismo, Fábio Vieira, explicava diversos acontecimentos históricos que ocorreram no município, com paradas em certos pontos da cidade para situar as pessoas dentro de uma época antiga com o intuito de resgatar a memória e importância histórica local. Além disso, durante a estrada rural, o guia conseguiu chamar atenção dos viajantes, citando diversas curiosidades de personagens marcantes de Pindamonhangaba e mostrando a enorme capacidade turística e gastronômica daquela região.
Quando o ônibus se adentrou ao Parque, o Lago do Pico do Itapeva, situado a quase dois mil metros acima do nível do mar e considerado um dos mais altos do país, já chamava a atenção dos visitantes. O Parque Pico do Itapeva é uma fazenda com um lindo campo de lavandas que circunda o mirante. O lugar foi criado para lembrar os famosos lavandários franceses. Além disso, amoras, blueberries e outras frutas vermelhas são cultivadas ao entorno da propriedade.
Quando o veículo estacionou próximo ao mirante, já era possível observar a felicidade das pessoas, através de seus sorrisos, que estavam impactadas pela paisagem que aquele espaço proporcionava. Todos pareciam entender que aquele momento era único. O sol se pondo entre as montanhas, as luzes das cidades (de Cachoeira Paulista até São José dos Campos) iluminando o horizonte alaranjado. Tudo isso com a suavidade e frescor da natureza que ocupava e dominava em torno do espaço, às 19 horas, de uma quinta-feira.
No centro do mirante, sob a lua cheia, o dono do espaço, sr. Sant Claire, recebeu os visitantes em seu castelinho, contando um pouco de sua história, motivações e projeções para o Parque. Mais tarde, o local também foi palco de uma confraternização, com direito a chocolate quente, caldinhos, queijos e até vinhos para os adultos. Uma experiência fina no alto da Serra da Mantiqueira.
“A ideia era proporcionar uma experiência cultural marcante para os munícipes da cidade que fosse diferente de tudo. Além disso, conseguimos atingir a proposta do passeio, a de ter um novo olhar sobre a região, com muito conhecimento. Esse projeto prova que vale acreditar no potencial turístico que a cidade possui”, disse o idealizador do projeto Fábio Vieira.