Editorial : Um sonho coletivo

Ketiley Batista, atleta de Pindamonhangaba, treina diariamente, enquanto sonha com uma participação nas Olimpíadas – trecho retirado de uma matéria publicada em 11 de setembro de 2020, neste jornal: Tribuna do Norte – há quase um ano…

A menina-atleta que “sonhava com as Olimpíadas” agora já pode gritar que “sim, é realidade”! Ela participará das Olimpíadas de Tóquio deste ano, representando o Brasil no Atletismo.

A garota, que teve grandes dificuldades no início de sua carreira – como muitos atletas têm; nunca desistiu de lutar, de acreditar e de manter a disciplina, assegura seu técnico: “a força de vontade e a disciplina de Ketiley foram fundamentais para o seu bom desempenho”.

Ele também reforça o apoio de todos os órgãos, de empresários e até mesmo de pessoas físicas que acreditaram no sonho junto com ela.

É por isso, que em uma coletiva de imprensa carregada de emoção e de relatos de superação, a atleta fez questão de falar sobre o seu início de carreira; momentos em que ela não dispunha de condições financeiras nem para sua locomoção…

“Eu não tinha nenhuma noção de atletismo e comecei a treinar no bairro. O professor Luiz Gustavo me convidou para treinar no ‘Centro Esportivo João do Pulo’; porém, as dificuldades de locomoção não permitiram. Em 2014, mudei-me para um bairro próximo ao ‘João do Pulo’ e após me reencontrar com meu treinador, aceitei o convite e ao longo desses sete anos venho treinando para atingir meu objetivo”.

Sete anos.
Ela se mudou para próximo do centro esportivo!
Não tinha ‘nenhuma noção de atletismo’.

Somente essas três frases já seriam o suficiente para debates sobre diversos temas. Acesso. Técnica. Dedicação. Perseverança. Disciplina. Melhoria contínua. Resiliência. Renúncia. E tantas outras atitudes que fazem de uma atleta, a atleta – aquela que marca. Aquela que escreve sua trajetória. Que protagoniza sua história.

Há 40 anos, foi o próprio ‘João do Pulo’, nas Olimpíadas de Moscou e, hoje, uma jovem atleta – que treina no centro esportivo que leva o nome do ‘João do Pulo’ – escrevendo o seu nome na maior competição esportiva do mundo.

Que a trajetória da Ketiley Batista siga alimentando outros sonhos e transformando realidades!