Editorial : Valorizando o produtor rural
Um espaço para o produtor receber orientações; e receber atendimento e serviços para o desenvolvimento rural são algumas das finalidades do “Ponto Rural”, implantado nessa quarta-feira, 29, no Ribeirão Grande, em Pindamonhangaba.
A proposta é que o local funcione como um ‘braço’ da prefeitura, estando mais próximo aos proprietários rurais.
Com a junção de várias secretarias, o serviço integrado dará suporte aos produtores rurais com certificações; orientação sobre licenciamento e regularização ambiental; divulgação de programas ambientais municipais previstos; divulgação de capacitações em parceria com o Sebrae e os serviços do Banco do Povo, além da realização de ‘Feira do Produtor’ e de ações de incentivo turístico rural.
O espaço também receberá atividades de incentivo ao aumento da arborização da região do Ribeirão Grande, com participação do ‘Programa Municipal de Doação de Mudas do Viveiro Municipal’, por exemplo.
Além de todos os serviços oferecidos pelas secretarias envolvidas, haverá oficinas de reaproveitamento de alimentos; receitas com pancs (Plantas Comestíveis Não Convencionais); plantas medicinais, material de limpeza biodegradável e repelente, entre outros, realizadas pela secretaria Municipal de Educação.
Que este seja mais um passo em favor dos produtores rurais, fortalecendo a agricultura familiar, contribuindo para o escoamento da produção rural, fomentando a economia e valorizando as famílias que vivem no campo.