Visita técnica ao Parque Tecnológico SJC

Alunos do curso de Gestão de Negócios e Inovação da Fatec Pindamonhangaba, estiveram, no dia 3 de maio, em uma visita técnica no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

O “Pqtec”, como é conhecido é um dos maiores centros de inovação, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo do País, onde diariamente circulam aproximadamente 7 mil pessoas de mais de 300 empresas vinculadas.

Um dos anfitriões da visita Alessandro Valério, Head do Nexus – Hub de Inovação do parque, falou sobre a interação com os alunos “A aproximação do PqTec com a academia é essencial para a sensibilização e formação de futuros empreendedores. Receber os alunos da FATEC Pinda é uma oportunidade para mostrar os principais desafios inerentes ao empreendedorismo, além de tangibilizar a criação de soluções inovadoras com o conhecimento absorvido em sala de aula. ”

Coordenadora do Curso de GNI da Fatec Pinda, a professora Mestre Ana Paula Bleck Duque explica os objetivos da visita “O meu objetivo com as visitas técnicas é possibilitar o encontro do conhecimento acadêmico com o universo profissional. Eu acredito no poder pedagógico e motivacional das visitas porque elas são atividades extracurriculares capazes de complementar, na prática, todo o conhecimento adquirido pelos alunos nas salas de aula, proporcionando-lhes uma experiência bastante próxima da realidade do mercado de trabalho e, no caso do curso de GNI, a realidade do mercado de empreendedorismo e inovação. Também acredito que vivências desse tipo agregam muito valor à formação profissional dos alunos porque oportunizam momentos de muito aprendizado – tanto em conhecimentos técnicos quanto em conhecimentos socioemocionais e comportamentais. Eu realmente espero que esses objetivos ecoem entre os alunos e que eles possam continuar alimentando um espírito de aprendizagem ativa rumo ao sucesso profissional”.

Por fim, os alunos do curso aprovaram a iniciativa da direção da faculdade juntamente com a coordenação do curso, “O papel da Fatec é muito importante na minha formação, em especial depois desta experiência reconheço a disposição da coordenação e direção em nos proporcionar algo tão grande de tecnologia e informação! Eu amei e quero mais!”, disse Amanda Vasconcelos do 6º Semestre. Já Marina Canineo, do 3º semestre, ressaltou a estrutura do parque “Eu fiquei embasbacada com o tamanho e magnitude do Parque Tecnológico. Foi uma emoção indescritível estar em meio a tanta criatividade, Inovação e tecnologia. Gostei bastante de todas as ideias e startups que passamos, cada uma contribuindo ao seu modo com a criação de um mundo mais moderno e fascinante. Foi uma experiência única e que adoraria repetir, pois tudo foi extremamente encantador, me senti como uma criança em dia de Natal”.

  • Divulgação