Editorial : Viva a cultura e os artistas de Pinda!

Violeiro. Artesã. Marceneiro. Bordadeira. Cantor. Cultura e muita tradição!

Com o intuito de instituir uma política de transmissão dos saberes e fazeres de tradição oral em diálogo com a comunidade que o ‘Prêmio Mestre Cultura Viva de Pindamonhangaba’ foi criado.

Já em sua terceira edição, a premiação busca o fortalecimento da identidade cultural da sua população por meio de reconhecimento político, econômico e sócio-cultural de pessoas consideradas mestres de tradição oral.

Cinco artistas de Pindamonhangaba serão premiados oficialmente na próxima semana, em um evento de homenagem as esses agentes, que promovem ações de incentivo e de propagação da cultura.

O prêmio é parte integrante das estratégias de ações previstas no ‘Plano Nacional de Cultura, na Lei Orgânica Municipal, no Sistema Municipal de Cultura e no Plano Municipal de Cultura’.

Essas estratégias propõem a criação de políticas de transmissão dos saberes e fazeres das culturas populares e tradicionais, por meios de mecanismos de reconhecimento formal dos mestres populares e circulação de seus saberes.

Reconhecer e valorizar personalidades da nossa cultura popular, permitindo que essas expressões artísticas continuem sendo transmitidas de geração em geração é uma brilhante e necessária iniciativa!