Editorial : Viva o Carnaval!!

São muitas as fontes que falam sobre a origem do Carnaval. Algumas afirmam que surgiu lá na Grécia, por volta do ano 520 a.C., onde as pessoas se reuniam para festejar em nome do deus Dionísio, também conhecido como Baco – deus da libido e da fertilidade, com a intenção de celebrar a chegada da primavera e da fertilidade.

Já durante os primeiros séculos da era cristã, a comemoração tornou-se popular em Roma. O nome Carnaval, do latim “Carne Vale”, que significa adeus à carne, surge fazendo referência à despedida dos prazeres mundanos, ligado ao fato da festa pagã acontecer durante os três dias que antecedem a quaresma – que é uma liturgia de conversão e preparação para a Páscoa. Desse modo, o Carnaval tinha como objetivo principal ser uma festa para extravasar e fazer tudo o que durante a quaresma era proibido.

E no Brasil?

Já o Carnaval comemorado no Brasil começou no período colonial, provavelmente no século XVI, e constitui-se por influência portuguesa, como a festa de rua chamada entrudo, que consistia em jogar farinha, ovo e tinta nas pessoas. Recebeu também do folclore indígena, em suas representações alegóricas, com muitas plumas e corpos livres, e da cultura africana, trazida pelos negros escravizados, com forte presença do Candomblé, representada pela ala das baianas e no ritmo afro dos batuques das escolas de samba.

Em uma boa mistura, nosso Carnaval é considerado o melhor do mundo e promete neste ano reviver os bons momentos.

Divirta-se!!