Você conhece o método Pilates?

Nos últimos anos tivemos um boom de estúdios de pilates em nosso país e consequentemente em nossa região, e muitas vezes ouvimos que um vizinho ou parente pratica em um estúdio, que já fez na academia onde treina, mas você sabe realmente o que é a técnica de Pilates? Quem foi Pilates? Quem pode praticar esta técnica? Quais profissionais podem ministrar aula/ sessão?

O criador do Método foi um alemão chamado Joseph Pilates, que na sua infância sofria de diversos problemas de saúde como asma, raquitismo, bronquite e febre reumática. Desde cedo decidiu, contrariando a sua forma debilitada, buscar nas atividades físicas uma solução para vencer seus problemas. Ele utilizou diversas práticas físicas para seu desenvolvimento como yoga, boxe, natação e chegou até a estudar sobre fisiologia, anatomia e medicina oriental para saber como melhorar suas condições. Mas foi na primeira guerra mundial onde ele desenvolveu o método, quando estava na Inglaterra, onde estava exilado e trabalhando como enfermeiro num hospital com doentes e mutilados de guerra. Devido seus conhecimentos ele criou o método nas próprias macas hospitalares, utilizando algumas molas de outras macas quebradas, onde os internados realizavam os exercícios propostos, seguindo algumas posturas e conhecimentos sobre controle motor e respiração que aprendeu na sua época de yoga.

O método tradicional é realizado em aparelhos (que são Reformer, Cadillac, Wall, Barrel) onde utilizam as molas como resistência, porém houve adaptação para ser realizado no solo (mat Pilates), onde utilizam bolas, faixas elásticas e o peso do corpo como resistência. Os exercícios tradicionais do Pilates são, na sua maioria, executados na posição deitada, havendo diminuição dos impactos nas articulações do corpo e, principalmente, na coluna vertebral, permitindo recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares particularmente da região sacrolombar. Cada exercício deve ser executado com o máximo de atenção possível, com concentração, respiração, controle do movimento, fluidez e centralização associados.

Atualmente apenas dois profissionais da saúde podem ministrar sessões/ aulas de Pilates: Fisioterapeutas e Educadores Físicos. Porém após a graduação, é necessário que o profissional se especialize no método pois ele tem suas peculiaridades e cada profissional pode ter um foco diferente. O método, apesar de inicialmente ter sido usado para reabilitação de enfermos, pode ser utilizado como um exercício físico para ganho de força muscular, flexibilidade, mobilidade, entre outros benefícios. Pilates é um Método baseado em exercícios de concentração, força e mobilidade, utilizando exercícios específicos.

Antes de iniciar o método, é necessário que o paciente/ aluno, realize uma avaliação física bem detalhada, para que o profissional saiba as necessidades dele, quais benefícios o método levará a ela e quais restrições a mesma terá durante seu atendimento. Por vezes é necessária a liberação médica prévia, caso o paciente seja portador de algum problema cardiovascular (hipertensão não controlada por exemplo), ortopédico, endocrinológico, entre outros. O Método Pilates, quando orientado por um profissional devidamente capacitado, torna praticamente nula a possibilidade de lesões musculares, pois o impacto é inexistente.

  • Dr. José Carlos Nogueira Junior, é Fisioterapeuta formado há 20 anos, possui especialização em Ortopedia e traumatologia, Osteopatia e Acupuntura. É sócio da Azzera Clínica, Clínica multidisciplinar em Pindamonhangaba