Você tem cuidado, realmente, da sua saúde?

Refletindo dias atrás sobre nossos cuidados com relação à saúde, será que realmente nos cuidamos como deveríamos? Me pego pensando, também, nas diferenças que existem entre homens e mulheres no quesito autocuidado, onde observo que a maioria das mulheres c/tem mais cuidado de si, que procuram por ajuda profissional quando sentem algum sintoma de dor ou doença. Não sei se em nós homens, está enraizada aquela mania de “Superman”, onde não admitimos sentir dor ou algo parecido e só procuramos ajuda aos “45 do segundo tempo”, mas vejo que a procura por profissionais é bem menor. Em casos preventivos, um simples check-up ajuda a prevenir problemas cardíacos, de próstata, de mama, diabetes, hipertensão arterial e até problemas mentais ou emocionais.
Além disso, vivemos numa sociedade que cobra muito das pessoas no dia a dia, que cobra o sucesso, a beleza, a riqueza monetária, a quantidade de seguidores de redes sociais, etc. As pessoas são estimuladas a produzir cada vez mais, acumulando horas de trabalho para que tenham determinadas posições dentro dos locais de trabalho ou estudo. Isso acaba refletindo em nossas crianças também, onde muitas vezes observamos seres mais frágeis, que ainda não formaram sua autoconfiança, seu estilo, e querem ser como os “influenciadores digitais”, e não admitem ou não estão preparadas para o insucesso. Com isso tudo, como fica a saúde?

Não podemos separar a saúde física da saúde mental e da social, pois elas são interligadas e formam uma só. Para atingir nossas necessidades, muitas vezes não nos cuidamos corretamente, não dormindo tempo suficiente para a recarga corporal, não alimentando direito e dando preferências a fast foods, não praticando exercícios físicos, tendo hábitos não saudáveis como alguns vícios, seja esse da nicotina, do álcool ou do açúcar, que muitas vezes surgem para encobrir uma ansiedade. Afinal, quem não sofre de ansiedade hoje em dia?

Nossa carreira, nossos filhos, a casa e as viagens acabam se tornando prioridade em nossas vidas, mas precisamos nos lembrar que, para continuarmos dando conta de todas as tarefas do nosso dia a dia, ter saúde é fundamental. Por isso minha reflexão inicial dos cuidados com nossa saúde, onde precisamos mudar um pouco o jogo e ter mais controle e cuidado sobre nós. É necessário que busquemos ajuda profissional ou multiprofissional quando não estivermos bem, ou de forma preventiva.

Portanto pessoal, não deixe sua saúde para depois, seja o autor, o ator principal e o condutor da sua vida! Como diz aquele famoso ditado “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”.

  • Dr. José Carlos Nogueira Junior, é Fisioterapeuta formado há 20 anos, possui especialização em Ortopedia e traumatologia, Osteopatia e Acupuntura. É sócio da Azzera Clínica, Clínica multidisciplinar em Pindamonhangaba