Voluntários da região distribuem 500 mudas de árvores nas Olimpíadas
Voluntários do projeto “Reflorestar é Viver”, de Guaratinguetá, vão distribuir 500 mudas de várias espécies de árvores, neste fim de semana (20 e 21/8), nas praias de Copacabana, Ipanema e Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.
A iniciativa vai contar com displays com mensagens de socorro das mudas escritas em português e inglês, direcionadas principalmente aos turistas que estarão acompanhando os últimos dias dos Jogos Olímpicos.
O objetivo é fazer um alerta em relação ao desmatamento assim como o aquecimento global, além de aprofundar a consciência ambiental nas crianças. “Sabemos que os turistas estrangeiros não podem levar as mudas para fora do país, por conta da legislação brasileira, mas esperamos passar a mensagem ambiental com nossa atitude”, disse o ambientalista Luiz Bettoni, responsável pelo projeto.
O “Reflorestar é Viver”, foi criado pelo artesão e ambientalista Luiz Bettoni, de Guaratinguetá. O projeto visa despertar a consciência ambiental, combater o aquecimento global e promover a qualidade de vida da população.
A ideia é bem simples, com um resultado amplamente benéfico ao ar, solo, fauna e flora. Bettoni coloca mudas de inúmeras espécies de árvores nativas em diferentes pontos públicos, como praças, eventos, hotéis, escolas, e demais locais com grande circulação de pessoas e, principalmente, de crianças.
Junto às mudas, há frases sugestivas, como “Olá você, que tal me adotar?”, convidando as pessoas a praticar o espírito de cidadania em prol de um mundo melhor. Já são 15 anos de projeto, período em que foram plantadas mais de 250 mil mudas em várias cidades nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Além disso, a iniciativa integra várias campanhas, onde o foco é a abordagem educativa, ecológica e social de crianças, com palestras e plantio das mudas. Acontecimento que já fez parte da grade de muitas escolas públicas do Vale do Paraíba.