Zodiac assume nome do grupo controlador e passa a se chamar Adium, no Brasil
O grupo, que entra este ano no segmento de vacinas, em parceria com a Moderna, está entre as 10 primeiras posições em vendas na América Latina, segundo dados IQVIA (dez 2022).
No ano em que completa 32 anos de operações no Brasil, a Zodiac Produtos Farmacêuticos anuncia mudança de marca no país. A partir do dia 14, a empresa assume nova identidade corporativa e passa a se chamar Adium, assumindo em definitivo a denominação do grupo que controla a companhia.
O grupo Adium é um dos maiores conglomerados farmacêuticos da América Latina. Sediada em Montevideu, a corporação está presente em 18 países da região e está entre as 10 primeiras posições em vendas no varejo farmacêutico latino-americano em 2022, segundo dados do IQVIA.
Além do Brasil e Uruguai, o grupo Adium tem operações na Argentina, Bolívia, América Central, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Peru. O grupo tem mais de 240 moléculas em portfólio, conta com 5 fábricas na região e produz mais de 60 milhões de unidades ao ano.
No Brasil, a Zodiac, que agora passa a atuar como Adium, conta com um conjunto de 34 moléculas e registrou vendas de aproximadamente R$ 800 milhões (PPP – IQVIA), valor 30% maior que o verificado no ano anterior. A companhia conta com uma fábrica em Pindamonhangaba com capacidade de produção de mais de 15 milhões de unidades ao ano.
A mudança de nome ocorre no momento em que o grupo Adium acelera seus planos de crescimento no Brasil. A companhia firmou no ano passado um acordo para trazer as vacinas da Moderna para o país. A entrada no segmento de imunizantes se dará com o lançamento país da vacina bivalente da Moderna para Covid no mercado brasileiro. A operação aguarda a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
“A mudança de nome é um marco para a Adium. Estamos vivendo um momento de forte crescimento no mercado brasileiro e somos o primeiro país a adotar a marca Adium como denominação oficial entre as empresas do grupo na região”, diz Alexandre Seraphim, CEO da Adium no Brasil.
O grupo Adium iniciou suas operações no Brasil em 14 de março de 1991, com 10 colaboradores. Hoje são mais de 700 em todo o território nacional, distribuídos entre a sede em São Paulo, Força de Vendas e na fábrica em Pindamonhangaba.
O grupo Adium é reconhecido no mercado farmacêutico por seu portfólio de medicamentos para dor, doenças raras, ginecologia, hematologia, oncologia, neurologia, ortopedia, sistema nervoso central, urologia, entre outras áreas terapêuticas. Entre os medicamentos da empresa estão líderes de vendas como o Condroflex® (para o tratamento da artrose e osteoartrite), Prebictal® (para dor) e Pyridium® (para infecções urinárias), Eligard® (para câncer de próstata) e Doxopeg® (para câncer de mama e ovário).