Grupo de Estudos Guimarães Rosa

Continua assíduo e atuante o grupo de estudos criado pelos acadêmicos Paulo Tarcizio e Anamaria Jorio na sessão plenária solene da APL- Academia Pindamonhangabense de Letras, sob a presidência da escritora Bete Guimarães, no dia 26 de fevereiro de 2016. A proposta da criação foi adquirir novos conhecimentos relacionados à vida e obra de um … Ler maisGrupo de Estudos Guimarães Rosa

Poetisa atriz

Em tempo, registramos o ecletismo artístico-literário da poetisa, escritora e atriz Rhosana Dalle com a obtenção da 2ª colocação na categoria “Interpretação” no XIII Festipoema (Festival de Poemas de Pindamonhangaba) – versão 2019.  

Homenageando Athayde Marcondes (1863-1924)

O espaço do Registro Cultural de hoje é dedicado ao ilustre José Athayde Marcondes! Historiador, escritor, poeta, professor, músico, compositor, farmacêutico, político, jornalista e um dos diretores do jornal Tribuna do Norte, 2º mais antigo órgão de imprensa do Estado de São Paulo do qual ele também foi proprietário das oficinas e responsável pela publicação. … Ler maisHomenageando Athayde Marcondes (1863-1924)

A festiva plenária solene de setembro da Academia de Letras

Na última sexta-feira (27), o Palacete 10 de Julho foi iluminado com a realização da sessão plenária solene da APL-Academia Pindamonhangabense de Letras. Confira alguns momentos da animada noite cultural que brindou a chegada da primavera, fotos do Portal R3, jornalista e acadêmico Luis Claudio Antunes:

Ela se foi em setembro

Há 16 anos, no dia 16 de setembro de 2003, deixava o plano terreno a professora Dirce Leopoldina Cintra. A inesquecível profissional da Educação, carinhosamente conhecida como ‘Dona Dirce’, prestou trabalho de extrema importância ao ensino pindamonhangabense. Foi professora na Escola Estadual Dr. João Pedro Cardoso, na Fasc-Faculdade Santa Cecília; diretora da Escola Estadual Professor … Ler maisEla se foi em setembro